domingo, 16 de agosto de 2015

Entrevista Ana Matos

 
Entrevista de Ana Matos concedida ao Informativo do Nosso Lar sobre o seu Livro “O CAMINHO PARA O INEVITÁVEL ENCONTRO CONSIGO MESMO”, publicado em julho de 2015 pela Editora Pandion.

 
Informativo Nosso Lar: Como começou teu envolvimento com a escrita?
Ana Matos: Começou com 11 anos. Eu comecei escrevendo poesias ou coisas que vinham na minha mente sobre meus sentimentos e como eu enxergava o mundo. A escrita é uma forma de elaborar o que eu sinto, de concretizar e de esvaziar a minha mente para dar espaço para o novo.


Informativo Nosso Lar: O que te levou a escrever este livro?
Ana Matos: Este livro é a realização de um sonho. É o caminho que escolhi tanto para mergulhar nesse encontro comigo mesma, me conhecer, assim como compartilhar minhas experiências, formas de pensar com quem busca se conhecer. A escrita faz parte do meu projeto de vida.


Informativo Nosso Lar: Qual o enredo do livro?
Ana Matos: A busca pelo autoconhecimento e como vem sendo esse caminho na minha vida. O livro é um pedaço de mim, a maioria dos temas que eu coloquei são parte da minha auto-observação e das questões que eu tento entender. E isso vem do meu contato comigo mesma e com os outros. Também acontece pelo olhar para o mundo, da observação ou escuta das pessoas, amigos, pacientes ou qualquer movimento que eu esteja vendo, sentindo, ouvindo. Meu ouvido fica atento à questões que podem ser interessantes para um texto.

 
Informativo Nosso Lar: Quais são seu planos? Seus próximos projetos?
Ana Matos: Como disse quero seguir com a escrita. Lançar outros livros. Já tenho um em andamento que chama “Doenças que curam”. Também pretendo escrever sobre comunicação e relacionamentos. Meu projeto é não parar.

 
Informativo Nosso Lar: Ao término da leitura do livro “O CAMINHO PARA O INEVITÁVEL ENCONTRO CONSIGO MESMO”, qual a mensagem que você deseja que o leitor leve com ele?
Ana Matos - Que essa leitura possa despertar em cada leitor a coragem e desejo de se conhecer, de se descobrir, de sair da sua zona de conforto e encarar o encontro consigo mesmo.Que sa
ibamos que a pessoa mais importante do mundo somos nós mesmos, que precisamos e devemos nos dedicar ao autoconhecimento para que possamos construir nossa vida de acordo com o que somos e queremos. Olhar para dentro, ouvir nossa intuição, desenvolver a autoanálise, praticar o não-julgamento. A partir do momento que me aceito, que me respeito, que entendo minhas limitações e reconheço minhas potencialidades fica menos difícil o relacionamento com os outros. Afinal, é pelo contato e convivência com esse outro que vamos nos conhecendo também. Que o autoconhecimento seja uma prática constante, assim como nossas tarefas cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário