quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A empatia segundo a Inteligência Social

           A conotação usual de ser empático é identificar-se com uma outra pessoa e  apreciar-lhe ou compartilhar-lhe os sentimentos. Entretanto, no contexto da inteligência social, há um nível adicional de profundidade – a sensação de vínculo – que inspira as pessoas a cooperar. Nesta discussão, a empatia é definida como um estado de sentimento positivo entre duas pessoas, o que conhecemos comumente como a reciprocidade.
           O senso comum diz que as pessoas estarão mais inclinadas a cooperar e concordar conosco, e a nos apoiar e ajudar, caso nos apreciem e compartilhem um senso de respeito e afeição mútuos. Desenvolver empatia com uma outra pessoa significa conseguir que ela compartilhe com você um sentimento de vínculo, que a induza a mover-se com e rumo a você, e não contra e para longe de você.
          Não é realista achar que podemos molestar as pessoas, insulta-las, faze-las sentir-se insignificantes, mal amadas ou indignas; elogia-las quando precisamos de algo e ignora-las quando não precisamos; e depois de tudo esperar que elas tenham conosco uma sensação de vínculo. A empatia requer um investimento de longo prazo, não a aplicação episódica de “charme”. Para chegar a empatia, é necessário um compromisso pró-ativo. Você precisa “agregar valor” ao modo como às outras pessoas o vêem.

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