quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fazer o que se gosta - uma visão filosófica

Segundo Werner Jaeger, a educação é uma função tão natural e universal da comunidade humana, que pela sua própria evidência, leva muito tempo a atingir a plena consciência daqueles que a recebem e a praticam. A educação apresenta-se ainda como comunicação de conhecimentos e aptidões profissionais a cujo conjunto, na medida em que é transmissível, os Gregos deram o nome de techne.
Da educação, distingue-se a formação do homem por meio da criação de um tipo ideal intimamente coerente e claramente definido, que só é possível se oferecer ao espírito uma imagem do homem tal qual ele deve ser. Ou seja, a formação se manifesta na forma integral do homem, na sua conduta e comportamento exterior e na sua atitude interior. É claro que toda cultura se diferencia no que diz respeito aos valores espirituais e corporais dos indivíduos. Temos então a formação como forma aristocrática cada vez mais espiritualizada de uma nação. O tema essencial da história da formação grega é o conceito de Areté, que segundo o site Wikipédia[1], Areté (do grego ἀρετή areté,ês, "adaptação perfeita, excelência, virtude") é uma palavra de origem grega que expressa o conceito grego de excelência, ligado à noção de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo se destina. [1] No sentido grego, a virtude coincide com a realização da própria essência, e portanto a noção se estende a todos os seres vivos. Segundo Sócrates, a virtude é fazer aquilo que a que cada um se destina. Aquilo que no plano objetivo é a realização da própria essência, no plano subjetivo coincide com a própria felicidade. Na Grécia Antiga, areté significava também a coragem e a força de enfrentar todas as adversidades, e era uma virtude a que todos aspiravam. A raiz da palavra é a mesma de aristos, que originou aristocracia, que significa habilidade ou superioridade, e era constantemente usada para denotar nobreza. O termo era aplicado para qualquer coisa, desde a descrição da boa fatura de um objeto utilitário até para indicar o cidadão exemplar e o herói, mas em todos os casos a areté de cada um envolvia valores diferentes. Em torno do século IV a.C., areté passou a incorporar outros atributos, como dikaiosyne (justiça), e sophrosyne (moderação e autocontrole). Platão incorporou esses novos significados tentando estabelecer uma nova definição para areté, Aristóteles ampliou seu trabalho e o conceito teve importantes repercussões no pensamento cristão.
Areté foi importante elemento na Paidéia grega, o conceito de educação integral para a formação de um cidadão virtuoso e capaz de desempenhar qualquer função na sociedade.  O treinamento na areté envolvia educação física, oratória, retórica, ciência, música e filosofia, além de educação espiritual.
Segundo Werner Jaeger tanto em Homero como nos séculos posteriores, o conceito de Areté é freqüentemente usado no seu sentido mais amplo, isto é, não só para designar excelência humana, como também a superioridade de seres não humanos: a força dos deuses, por exemplo. Para Jaeger é no conceito de areté que se concentra o ideal da educação dessa época.
Como se diz nada se cria tudo se transforma. O que queremos hoje é o mesmo que se queria ontem. Não existem fórmulas mágicas para se entender, para reconhecer o mundo e compreender os acontecimentos. A essência continua sendo a filosofia.

Referências Bibliográficas

JAEGER, Werner. Paidéia – A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Wikipédia. "Areté". Disponível em: <>. http://pt.wikipedia.org/wiki/Aret%C3%AA… Acesso em 16.08.2010.


[1] Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e a Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.[6][7] Criada em 15 de janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").

Nenhum comentário:

Postar um comentário